- Eu aconselho: não busque as portas largas, porque as largas cobrará o preço e, nas estreitas, estão as melhores recompensas. Mantenha os vossos melhores valores, porque eles são o guia que a alma precisa para seguir no caminho correto. Lembre-se também dos três pilares do espírito, que são: a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR. Não são dons, mas o próprio atributo de Deus que está para nos manter junto dEle. O vício atrapalha, qualquer que seja ele, saiba identificá-lo e o elimine.
- O apego também atrapalha e, dele, provém a necessidade e o conflito, porque, a alma foi criada para voar e o apego pesa.
- Tudo o que acontece na vida de cada um é a soma dos movimentos mais sutis comandados pelo coração, portanto, o que há guardado nele é o que nos move, para o bem ou para o outro lado. É preciso fazer faxina de vez em quando. A verdade não está no cérebro, mas na inspiração do Espírito de Deus. Então, as decisões tomadas por influência de um sentimento ou emoção tendem a dar resultados não esperados e induzir ao erro, mas, no silêncio da alma, a voz do Espírito mostra as soluções verdadeiras. Eu costumo tomar banhos demorados para encontrar soluções.
- Neste sentido, as verdades não estão nas reações, mas nas ações provenientes da sabedoria.
- É que a inteligência não é o mesmo que a sabedoria; a inteligência nos leva à racionalização e ao medo, já a sabedoria, à assertividade e à coragem na fé. Inteligência é mecânica, uma mera ligação de neurônios. A sabedoria é viva, é o Criador mostrando o que precisamos ver.
- Não discuta com pessoas ignorantes, porque a ignorância irá sempre vencer a discussão, e ela só se encerra com o fim do ignorante. Por isso, é prudente sempre lembrar de abrir a mente para a totalidade das possibilidades, este é o antídoto contra a própria ignorância.
- Ouça mais do que fale, a não ser para aconselhar construtivamente alguém que precisa.
- Ouvindo se aprende, enquanto a fala polui.
- Conheça o mundo, já se dizia que quem viaja amplia a mente.
- Perdoe os “inimigos”, pode ser que a postura deles diga muito mais de você do que deles, por isso, este é o caminho mais próximo para a evolução do próprio espírito. Além do mais, a paz recompensa quem perdoa.
- Olhe para dentro de si e, se encontrar qualquer resquício de inveja, elimine… é um veneno fatal. Faça com que a sua vida seja luz para todos, que as suas ações e palavras sejam sempre construtivas.
- Tome cuidado com as ajudas, pois uma coisa é ajudar, isso é saudável e deve ser temporário, outra coisa é fazer o que o outro deveria estar fazendo; esta atitude leva à frustração e, a ingratidão de quem é “ajudado”, será dez vezes maior, além do que este se tornará um inimigo seu.
- Fuja do vitimismo e dos vitimistas. Eles costumam escravizar pessoas pelo sentimento ao evocar a sua misericórdia, farão de você culpado do sofrimento que eles inventaram para si, e pior, sentirão ódio de você por isso. Isso não tem fim e te torna alguém invisível.
- Fuja também dos narcisistas, pois essa pessoa olhará só para si, fazendo com que a sua voz seja ouvida só pelas paredes.
- Fuja da autossuficiência e das pessoas autossuficientes, pois elas mostrarão para o mundo que está sobre os seus ombros todas as responsabilidades, e farão de você e seus valores coisas dispensáveis.
- Valorize a humildade, pois Deus socorre os simples e humildes.
- Valorize as figuras da família como elas são. Deus fez tudo perfeito e, para cada um, conforme a sua posição na família, tem missões importantes que não são nossas, mas do próprio Pai. Assim, trabalhamos juntos com Ele na Sua missão.
- Não se convença da “bondade” daqueles que socorrem as “minorias”. Isso é um instrumento que eles usam para se passarem por “bons” e, sob essa farsa, destilam os piores venenos. O mundo não é separado por raça, sexo ou qualquer outro atributo humano. Ele é dividido entre aqueles que constroem (produzem bons frutos) e os que destroem (consomem os frutos). Por isso Deus orientou que uma árvore só é conhecida pelos seus frutos. Confie naqueles que produzem e constroem.
- Um bom parceiro é aquele que te oferece segurança e provê as necessidades. Uma boa parceira é aquela que confia no companheiro e honra as suas conquistas. Há aí uma questão de missão a ser cumprida. Um casal saudável é aquele em que a mulher oferece para o parceiro o que lhe é dado naturalmente, a força. E, o parceiro oferece para ela a preferência. À mulher foi dado o poder de agregar a família ou dispersar. Ao homem foi dado o poder da previsão.
- Amor de pai é doação. Amor de mãe é agregação.
- O pessimismo atrapalha, e é poderoso para destruir uma ideia antes mesmo de tê-la iniciado. Já o otimismo é o combustível que move o motor que realiza grandes obras. Porque tudo se inicia no pensamento, e tudo se realiza a partir de um sim.
- Não é prudente confiar em pessoas que regularmente deixam restos no prato e no copo.
- O pedido de desculpas tem o poder de consertar uma relação danificada.
- A gratidão é fonte de bênçãos. Se há gratidão as bênçãos se multiplicam.
- A televisão é o ópio do povo.
- É prudente escolher o seu time observando os torcedores.
Agora, esqueça tudo isso, viva intensamente e conviva com todos os que têm defeito, porque pessoas perfeitas são insuportáveis. Este é o charme da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário